Benefícios do chocolate amargo para a perda de peso, pele e saúde cardíaca

Chocolate

Chocolate escuro é carregado com nutrientes e é uma excelente fonte de antioxidantes. É claro que tem um sabor pecaminosamente doce, mas entregar-se a ele já não tem de te fazer sentir culpado!

Estudos afirmam que uma ingestão moderada de chocolate escuro pode ajudar com a perda de peso. Pode reduzir a digestão e absorção de gorduras e aumentar a saciedade.

Chocolate escuro também pode ter benefícios para a pele e coração, entre outros as melhores marcas de chocolate em barra. É uma fonte de poderosos antioxidantes e outros nutrientes importantes. Contém 50-90% de sólidos de cacau, manteiga de cacau e açúcar. Pode conter vestígios de manteiga também – embora improvável na maioria dos casos.

Neste post, vamos explorar em detalhes o que a pesquisa nos diz sobre chocolate escuro. Vamos também olhar para os possíveis efeitos colaterais que comer muito chocolate escuro pode causar.

Os flavonóis de cacau em chocolate escuro contribuem para a maioria de seus benefícios. Estes flavonóis têm efeitos antioxidantes que promovem a saúde cardíaca, ajudam a combater o cancro e aumentam a função cerebral. Chocolate escuro também pode ajudar a perda de peso.

A ingestão moderada de chocolate negro pode aumentar a saciedade e pode levar à perda de peso.

A pesquisa sugere que o chocolate escuro pode ter um papel a desempenhar na perda de peso. Pode diminuir a expressão dos genes envolvidos na síntese de ácidos gordos. Isto reduz a digestão e absorção de gorduras e carboidratos, aumentando assim a saciedade.

O consumo de chocolate escuro também pode ser útil na redução da circunferência de peso em mulheres obesas de peso normal (uma condição que envolve excesso de gordura corporal com um índice de massa corporal normal).

No entanto, a moderação é fundamental. Apenas 100 gramas de chocolate preto contém cerca de 600 calorias. Portanto, não tem mais de um cubo de chocolate escuro em um dia.

Os flavonóis em chocolate escuro podem proteger a pele contra danos ao sol.

Estudos mostram que os flavonóis dietéticos do cacau oferecem fotoproteção e melhoram a circulação sanguínea dérmica.

Este efeito pode ser atribuído aos antioxidantes (especialmente flavonóis) no chocolate negro.

Os antioxidantes de chocolate negro podem reduzir o risco de doenças cardíacas, prevenindo a oxidação, baixando os níveis de colesterol ruim e elevando os níveis de colesterol bom.

A ingestão Habitual de chocolate pode diminuir o risco de doença coronária. Estudos têm sugerido que o chocolate escuro pode ter mais benefícios do que o chocolate puro, fracionado e hidrogenado diferenças . Uma das principais razões para este efeito poderia ser os flavonóides em chocolate escuro.

Algumas fontes afirmam que o chocolate negro pode promover a produção de óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo. No entanto, precisamos de mais investigação para o estabelecer.

Não há evidências de que aqueles que se preocupam com a saúde cardiovascular devem evitar chocolate escuro (ou chocolate, em geral).

Estudos mostram que a ingestão de chocolate negro mais de cinco vezes por semana foi associada a um risco 57% menor de doença coronária.

Sabemos que o chocolate negro é feito de cacau. De acordo com um estudo japonês, os polifenóis no pó de cacau podem baixar LDL (o colesterol ruim), elevar HDL (o colesterol bom), e suprimir LDL oxidado.

Não é LDL, mas LDL oxidado que é um problema. Os antioxidantes no cacau podem impedir que o LDL seja oxidado.

Os flavonóis no chocolate escuro podem elevar o humor e melhorar a saúde cognitiva nos idosos.

Em um estudo realizado em cinco indivíduos saudáveis, a ingestão de chocolate escuro (com 70% de teor de cacau) foi encontrada para melhorar a saúde comportamental e cerebral. No entanto, estão em curso outras investigações para desenvolver estes mecanismos.

Em um segundo estudo conduzido pela mesma equipe, chocolate negro foi encontrado para melhorar a sinalização neural e percepção sensorial.

A ingestão Regular de flavonóis de cacau também pode ser eficaz na melhoria da saúde cognitiva nos idosos com deficiência mental ligeira.

Chocolate escuro também promove o humor e pode aliviar o stress emocional. No entanto, precisamos de mais investigação para compreender os mecanismos envolvidos.

O chocolate negro também contém um composto chamado epicatequina, que foi encontrado para reduzir a lesão cerebral na eventualidade de um acidente vascular cerebral. Mas nem todo chocolate negro é criado igual. Assim, certifique-se de rever a lista de ingredientes.

Estudos em ratos destacam uma possível ligação entre a ingestão de chocolate escuro e prevenção do câncer de cólon. Uma dieta incluindo chocolate escuro foi encontrada para reduzir a proliferação celular e inflamação.

A ingestão diária de pequenas quantidades de flavanóis provenientes do chocolate negro e de outras fontes pode ser uma abordagem natural para prevenir potencialmente o cancro do cólon. No entanto, precisamos de mais investigação a este respeito.

De acordo com a sociedade americana do Câncer, os flavonóis em grãos de cacau (chocolate escuro) podem ajudar a reduzir os danos às células. Mas, de acordo com o relatório, os resultados não indicam se os efeitos anticancerígenos podem ser atribuídos ao chocolate escuro, ou se são apenas os flavonóis, que podem ser encontrados em outros alimentos também.

Cacau de chocolate negro também contém altas concentrações de catequinas e procyanidinas que podem ter um efeito benéfico contra o estresse oxidativo e inflamação crônica, que ambos são fatores de risco para o câncer.